Seis Sigma é uma metodologia cujo principal objetivo é implementar um vigoroso processo sistemático para eliminar as deficiências e a ineficácia. Ela foi originalmente desenvolvida pela Motorola, no início dos anos 80, para medir defeitos e melhorar a qualidade de seus produtos. Sua principal finalidade é atingir um elevado nível de desempenho, confiabilidade e valor para o cliente. É considerada e utilizada em todo o mundo como um dos principais temas de TQM (Total Quality Management).

Uma das grandes posições do Seis Sigma é que, usando a metodologia, pode-se reduzir as falhas a um nível inferior a 3,4 DPMO (defeitos por milhão de oportunidades) ou 99,99966% de perfeição. Isso significa que um produto Seis Sigma é um produto de excelente qualidade, com baixíssima probabilidade de produzir defeitos.

Como consequência da melhoria da qualidade, empresas que adotam a metodologia Seis Sigma melhoram seus resultados financeiros, já que eliminam os custos com retrabalho, desperdícios, perda de clientes e desgaste da imagem junto ao mercado. De acordo com a Motorola, esta metodologia tem poupado a empresa com mais de 17 mil milhões de dólares desde o seu início.

Embora originalmente desenvolvida para o controle da qualidade, hoje a metodologia Six Sigma é usada de várias maneiras diferentes, como para melhorar a comunicação com os clientes, empregados e acionistas ou melhorar o processo total de interação, de comunicação e de concepção dos produtos.

Os Black Belts

Em 1990, a Motorola e mais uma leva de empresas, como IBM, Texas Instruments e Xerox, criou o conceito de Black Belts (BBs): os especialistas em aplicar na prática os métodos estatísticos envolvidos na metodologia Seis Sigma. Anos depois, a Honeywell International Inc. (antiga AlliedSignal) e a General Electric Co. popularizaram a metodologia Seis Sigma da Motorola como forma de capacitar e desenvolver líderes.

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