O Gerenciamento de Projetos moderno começou no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando o porte, escopo, duração e recursos necessários para os novos projetos começaram a exigir mais que um fluxograma e uma mesa de reuniões. Ao mesmo tempo, literatura sobre o “Gerenciamento por Projetos” começou a surgir. A expressão “Gerenciamento de Projetos” foi incorporada ao vocabulário brasileiro, ainda que limitada essencialmente à engenharia e construção.

Hoje, o Gerenciamento de Projetos é utilizado globalmente e sem distinção por corporações de bilhares de dólares, governos e pequenas organizações sem fins lucrativos. A disciplina é aplicada para manter os riscos de fracasso a um nível tão baixo quanto necessário durante todo o ciclo de vida de um projeto, ao mesmo tempo em que potencializa as oportunidades.

A liderança em Gerenciamento de Projetos é uma habilidade altamente procurada como diferencial competitivo global para que novos projetos e desenvolvimento de negócios sejam completados no prazo e dentro do orçamento. Profissionais que trabalham no Gerenciamento de Projetos serão grandes responsáveis pelo desenvolvimento de novas empresas nos próximos anos.

 

Quer saber mais sobre Gerenciamento de Projetos? A Six Sigma Brasil pode ajudá-lo! Saiba como conduzir os projetos em sua organização, dentro do prazo e com a otimização de recursos.