Certificações

Receba o título de Especialista Lean Six Sigma Green Belt ou Black Belt. A Six Sigma Brasil oferece certificações em Melhoria Contínua e em Gerenciamento de Projetos do PMI (Project Management Institute), apoiando todas as etapas do processo de certificação.

 Veja o que cada certificação significa e o passo a passo para conquistar a sua:

 Lean Six Sigma:

A metodologia é utilizada por empresas no mundo inteiro que têm como objetivo principal ganhar mais eficiência, a partir da redução de custos e melhoria de processos. Trata-se de uma poderosa ferramenta, que, quando bem aplicada, é capaz de gerar lucratividade de forma sustentável.

As certificações relacionadas a essa metodologia passam por três etapas: Capacitação AcadêmicaExecução de um Projeto e Validação da Empresa.

  1. CAPACITAÇÃO ACADÊMICA (LEAN GREEN BELT OU LEAN BLACK BELT)

– A capacitação online pode ser considerada uma porta de entrada para o entendimento dos conceitos;

– O profissional sairá como Lean Green Belt & Black Belt de competência acadêmica após a realização das horas de treinamento;

Durante o processo de capacitação acadêmica é recomendável, se possível, que o profissional conduza um projeto em paralelo para aplicar a metodologia e aproveitar para tirar as dúvidas que surgirem com os consultores.

Importante: Ao término desta etapa, o profissional pode informar ao mercado que é certificado, mas que não teve a oportunidade de executar um projeto.

  1. EXECUÇÃODE UM PROJETO

Geralmente, os projetos são definidos para durarem 04 meses, de forma que proporcionem um rápido retorno para a empresa. Para o que ficar de fora do escopo do projeto inicial, se cria um segundo projeto e assim sucessivamente.

A Six Sigma Brasil oferece horas de acompanhamento ao profissional, com sugestão de 01 hora/mês.

  1. VALIDAÇÃO PELA EMPRESA DA CERTIFICAÇÃO/
    CAPACITAÇÃO ACADÊMICA

Cada empresa determina quais os parâmetros do projeto para considerar o profissional certificado:

– Aplicação das Ferramentas: existem empresas que exigem que o profissional aplique um número determinado de ferramentas. Ao final, sua aplicação é validada pelo Master Black Belt ou Black Belt da empresa;

– Validação Financeira do Projeto: também, cada empresa define um valor a ser alcançado pelo projeto para creditar a certificação ao profissional.

Tendo os itens anteriores concluídos, as empresas passam a considerar o profissional certificado dentro da empresa.

  1. ACEITAÇÃO DO CERTIFICADO DA EMPRESA QUE O PROFISSIONAL TRABALHA POR OUTRA

Um profissional certificado por uma empresa geralmente é aceito por todas as empresas como tal. O que pode acontecer é a outra empresa requerer que o profissional execute um projeto seguindo os seus parâmetros, para considerá-lo certificado dentro dela.

Project Management:

Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI – a mais importante para a indústria – atesta quem tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos (segundo definição do próprio PMI).

Para obter a Certificação PMP®, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Codeof Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP®.

Para comprovação da experiência, existem duas categorias:

  • Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos;
  • Categoria II (profissionais com 2º grau completo): 7.500 horas e 60 meses de experiência nos últimos 8 anos.

Em todo o mundo existem mais de 230.000 profissionais certificados PMP que prestam serviços em 165 países. Hoje, muitas organizações vêm requerendo que os profissionais tenham a Certificação PMP®, tanto para desenvolvimento individual na organização, quanto para obtenção de um emprego.