Seis Sigma é definida como uma metodologia, com o principal objetivo de implementar um vigoroso processo sistemático para eliminar as deficiências e ineficácia. Ela foi originalmente desenvolvida pela Motorola, no início dos anos 1980's e por causa de sua proficiência tornou-se extremamente popular em muitos ambientes corporativos e de pequenos negócios em todo o mundo.
Seis Sigma tem como principal finalidade ou objetivo é o de atingir um elevado nível de desempenho, confiabilidade e valor para o cliente. É considerada e utilizada em todo o mundo como um dos principais temas de TQM (Total Quality Management).
Seis Sigma foi desenvolvido por Bill Smith a Motorola, no início dos anos 1980's. Foi originalmente concebido para uma forma de medir defeitos e melhorar a qualidade global. Um dos grandes posição do Seis Sigma é que, usando a metodologia, pode-defeitos inferior a um nível de 3,4 DPMO (defeitos por milhão de oportunidades). 3,4 DPMO também pode ser escrito como mais ou menos seis sigma quando a central spans sigma 12 posições. (Six Sigma vem de um termo técnico utilizado nas estatísticas)
Embora originalmente desenvolvidos para o controle da qualidade, Six Sigma é usado de várias maneiras diferentes, tais como a melhoria da comunicação com os clientes, empregados e acionistas e melhorar o processo total de interação, de comunicação e de concepção dos produtos.
Note-se que o termo "Seis Sigma" é uma marca registrada, propriedade da Motorola. De acordo com a Motorola, esta metodologia tem poupado a empresa com mais de 17 mil milhões de dólares desde o seu início de 2006.
A metodologia Six Sigma
O Seis Sigma inclui duas principais metodologias; DMAIC e DMADV. DMAIC é utilizado para um processo já existente. DMADV é utilizado para a criação de um novo produto ou processo. Usando DMADV para novos projetos normalmente pode resultar em um processo mais previsível e, por fim, produto de maior qualidade.
|