Certificação em Lean Six Sigma:

 

O mercado se adequou ao novo cenário e fez uma segmentação do processo

dividindo em 03 etapas: Capacitação AcadêmicaExecução de um ProjetoValidação da Empresa.

 

Etapas

1.    Capacitação Acadêmica

a.    Processo de Capacitação Acadêmica Lean Green Belt ou Lean Black Belt:

·         A capacitação online pode ser considerada uma porta de entrada para o entendimento dos conceitos.

·        O profissional sairá como Lean Green Belt & Black Belt de competência acadêmica após a realização das horas de treinamento.

b.    Durante o processo de capacitação acadêmica é recomendável se possível o profissional ir tocando um projeto para aplicar a metodologia e ir tirando duvidas com os consultores.

c.    Importante: Ao termino desta etapa o profissional pode informar ao mercado que é certificado porem não teve a oportunidade de executar um projeto.

 

2.    Execução de um Projeto

a.    Acompanhamento adicional

·         Caso entenda necessário o profissional pode sim fechar horas de acompanhamento com um custo adicional, sugestão 01 hora mês

·         Geralmente o escopo dos projetos são definidos para durarem 04 meses, para poder ter um retorno rápido para empresa.

·         O que ficou fora do escopo do projeto inicial se cria um segundo projeto e assim sucessivamente.

 

3.    Validação pela empresa da Certificação/Capacitação Acadêmica

a.    Cada empresa determina quais os parâmetros do projeto para a empresa considerar o profissional certificado

·        Aplicação das Ferramentas

o   Existem empresas que obrigam o profissional aplicar um numero determinados de ferramentas e sua aplicação serem validada pelo Master Black Belt ou Black Belt da empresa

·        Validação Financeira do projeto

o   Também cada empresa define um valor por projeto para considerar como certificado o profissional.  

b.    Considerando os itens anteriores como conclusos as empresas passam a considerar o profissional certificado dentro da empresa.

 

4.    Aceitação do Certificado de um Empresa por outra Empresa ( empresa é a organização que o profissional trabalha )

a.    Ressalto que um profissional certificado por uma empresa geralmente é aceito por todas as empresas como certificado, porem uma empresa pode requerer que o profissional execute um projeto seguindo os seus parâmetros para considera-lo certificado dentro da empresa.

 

Certificação em Project Management:

 

Para obter a Certificação PMP®, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP®.

Para comprovação da experiência, existem duas categorias:

Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos;

Categoria II (profissionais com 2º grau completo): 7.500 horas e 60 meses de experiência nos últimos 8 anos.

Em todo mundo existem mais de 230.000 profissionais certificados PMP que prestam serviços em 165 países. Hoje, muitas organizações vêm requerendo que os profissionais tenham a Certificação PMP®, tanto para desenvolvimento individual na organização quanto para obtenção de um emprego.

 

 

Six Sigma Brasil